quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mais um absolvido

Estou voltando.

Acabei de ler no site de noticias do uol que o Deputado mineiro Edmar Moreira, foi absolvido no conselho de ética do Câmara. Mesmo tendo ele usado dinheiro público, ou seja, o nosso, em suas próprias empresas que passavam dificuldades financeiras.

O congressista em questão é aquele mesmo que no começo do ano soubesse-se possuir um castelo avaliado em cerca de R$ 25 milhões. No link para o site do uol, consta a lista dos deputados que foram contra a cassação do mandato do mesmo.


É bom guardar esses nomes, pois ano quem vem haverá eleições e afinal de contas vão precisar de nossos votos para praticarem essas barbaridades de novo. Se usar o dinheiro público em causa própria, não é motivo para exclusão eu não sei mais o que é.

Que beleza de legisladores que nós temos... assim caminhamos bem


Háaaa, Já vai tarde Sarney e nem precisa voltar....

sexta-feira, 1 de maio de 2009

E o nosso dinheiro...

Mais uma pelos lados de Brasilia. Li no portal da globo, que o nosso presidente, Lula, não vê problemas em usar o dinheiro publico para custear passagem de parentes. O presidente disse que não acha correto usar deste artificio, mas que não considera crime custear a passagem de familiares á capital do pais com o dinheiro público.

Ele afirmou também que a prática já é antiga e que já fez o mesmo com lideres sindicais na época em que foi deputado federal. Disse que convocou diversas lideranças para encontros na esplanada dos ministérios e deu passagem as mesmos lideres.

É isso ai, que usar do nosso dinheiro para custear gastos particulares é uma prática antiga não é novidade, o que me deixa indignado é o fato de que o fato está sendo tratado com desdém pela autoridades e as pessoas que deviam zelar por um bom uso do dinheiro que é tirado no bolso do povo durante o ano.

Cada vez fica pior a situação do poder legislativo nacional, atos escusos, desvios aqui e acolá,sempre uma novidade que não leva mérito nenhum só faz aumentar a descrença ano após ano com os parlamentares que lá estão.

E tudo é tratado como se fosse algo normal, tá descobrimos o que aconteceu e vamos mudar a lei. Mas eu pergunto , não vai punir ninguém??? Acho que estou querendo demais.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Agência de viagens Brasil.

De acordo com a noticia do site da folha. Alguns políticos, dentre eles Michel Temer (PMDB - PR), reconheceu que gastou parte da verba destinada aos seus translados como parlamentar em beneficio que nada tem a ver com suas obrigações como deputado.

O parlamentar disse que repassou parte da verba que deveria lhe servir para custear passagens aéreas para familiares e terceiros que nada teriam a ver com o congresso e nem estariam a serviço do mesmo.

Ao que parece não foi só ele, o também deputado e ex-candidato a prefeito do Rio de Janeiro,Fernando Gabeira (PV-RJ), também fez uso da mesma prática e agora cobra que sejam tomadas medidas para evitar tamanha extravagância dos parlamentares.

Engraçado, primeiro faz uso indevido do dinheiro do erário, que é abastecido com o dinheiro da população, depois vem a público cobrar providências contra tal prática. É mesmo hilário ver as bravatas de nossos representantes, não se escrever o que se houve mesmo.

Assim fica fácil ser parlamentar no Brasil.Além de ganhar um salário irreal para os padrões brasileiros ainda tem muitos benefícios que nenhum trabalhador tem, como ajuda de custo no valor de R$ 15 mil por mês.

Enquanto se gasta fortunas para manter salários e benefícios exorbitantes pelas câmaras deste pais e dos senadores. O pais continua com seres humanos morrendo pelos corredores dos hospitais públicos, analfabetos aos montes que não tem o ensino adequado, e pessoas passando fome pelas esquinas do país. Que maravilha

terça-feira, 14 de abril de 2009

Será?

Saiu no portal comunique-se que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovou o parecer do senador Pedro Simon , PMDB - RS, que tornaria inviável a renovação da concessão de rádios e TVS para para parlamentares que estiverem em exercício.

A ação, que vai a julgamento do plenário, para se fazer cumprir a lei, causou extrema polêmica. Visto que cerca de 50 deputados e mais de 20 senadores são proprietários ou sócios de rádios e TVS do país.

Um dos que contestaram a decisão do órgão federal, foi o Senador Antonio Carlos Magalhaes Junior (DEM-BA). Quem é sócio da TV Bahia, afiliada a Rede Globo. E promete levar o caso para a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) para que ela avalie se há fundamento no parecer do senador Simon.

Já estava mais do que na hora que se fosse tomada tal medida. Afinal de contas não creio ser justo um participante do poder legislativo, judiciário ou executivo ter sociedade ou ser dono de uma empresa de comunicação em massa.

Ela poderia servir muito bem para ideais excusos, como propaganda politica direcionada para o sócio ou proprietário da emissora. É difícil acreditar na credibilidade de uma emissora comandada por pessoas que fazem parte do poder. Como seria a veiculação de alguma noticia que fosse contra os interesses do mandatário da mesma? ou no caso de ser a favor?

O que me deixa temerário é que se aprovada em plenário ainda caberá recurso do Supremo Tribunal Federal, que como já sabem tem entre seus juízes, no caso, presidente. O Gilmar Mendes, que libertou Daniel Dantas das grades. Duvido que ele ira contra os interesses de certos deputados e senadores.

É esperar para ver o denserolar dos fatos.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um Engano.

Conforme saiu no site da folha on-line, o ainda delegado da Policia Federal, Protogenes Queiroz, aquele mesmo da já tão propalada Operação Satiagraha. Está em vias de concorrer a uma vaga na Camâra dos Deputados. Provavelmente irá encampar sua cadidatuta sob a bandeira do PSOL, que tem em seu ícone, a ex-petista e ex-candidata a presidência Heloísa Helena.

Nada de tão estranho esta atitude, nada que impugne um cidadão comum querer representar o povo em uma de suas estâncias legislativas. Se fosse por São Paulo, poderia até arregimentar uma boa leva de votos e ser elevado ao status de deputado.

Apesar de, sob a ótica deste signatário, quererem fritá-lo,com as acusações e com o processo vigente na própria Policia Federal. Que acabou por desviar o foco das investigações. Onde o verdadeiro mal-feitor continua longe dos holofotes da justiça.

Porém a declaração dele, que consta no link abaixo, de que lhe é de agrado uma vaga entre os deputados, por causa do privilégio da imunidade parlamentar, por causa do processo que corre contra ele.

Já me faz repensar se o paladino da justiça é merecedor de uma vaga entre os que deveriam e não representam a população que lhes confiou o voto. É o tempo passa, as caras mudam, mas os propósitos são dos mesmos. Mais um que pensa em ser congressista em benesse própria.



link folha

terça-feira, 24 de março de 2009

Ó...., Justiça!!!!

A matéria da carta capital. Diz respeito a discrepância que ocorre na Polícia Federal. Conforme relata o signatário da notícia, Leandro Fortes. A Corregedoria-Geral da PF, acaba de arquivar um processo contra um dos delegados.

O Delegado Luiz Fernando Corrêa na época chefe da Delegacia de Repressão e Entorpencentes (DRE) do estado do Rio Grande do Sul. Foi acusado de torturar uma empregada doméstica, que seria cúmplice de um assalto realizado na casa de parentes do então delegado.

Bem....
Este blog é sobre política, este será o último post sobre os desmandos do judiciário e da PF. Mas o que deixa o assinante deste blog é como se usa dois pesos e duas medidas neste país. Enquanto os agentes da polícia que procuraram fazer o seu dever são perseguidos por causa de supostos grampos.

Um delegado que usa do expediente da tortura, num caso que não seria de sua competência sai impune como se nada tivesse ocorrido. E provavelmente passaria desapercebido da maioria da população brasileira.

Porém,sou obrigado a reconhecer que nada de incoerente há neste ato. Uma mesma Policia Federal que busca provas contra um dos seus, deixa impune um banqueiro que tem contra si graves acusações que ao meu ver foram esquecidas.

Será que tem jeito???

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cheiro ruim no ar.

Saiu na madrugada de domingo para segunda (16/03/2008). Na editoria internacional do site uol, que o presidente venezuelano Hugo Chávez(integra). Vai arregimentar as tropas federais para tomar dos principais portos e aeroportos do pais. Sob custódia de prefeitos da oposição os porto de Maracaibo e Porlamar. Chávez chegou a ameaçar de prisão que se opor a nova apropriação do poder executivo venezuelano.

Poderia até ter falado da nova sessão da CPI dos grampos ou anti-Queiroz, mas como tenho a certeza que não muito adiante voltarei a este assunto. Sigo com a notícia vinda da vizinha Venezuela.

A cada noticia que surge, sinto um cheiro de ditadura no ar. Primeiro o presidente consegue uma mudança na constituição que derruba o limite para a re-eleição,podendo assim perpetuar-se no comando do país. Agora vem com essa nova lei de apropriação dos meios de transporte. Usando de força militar para consegui-lá

Nada mais anti-democrático nessa atitude, a meus olhos parece que Hugo Chavéz está pavimentando a largos passos o caminho a ditadura na Venezuela. Será que não há limite para o mania de grandeza dele?

Bem, veremos os próximos passos , espero que não tenha sucesso. Pois seria a volta de um veneno amargo já provado pelos países do continente. Tomara que não vire epidemia.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Jason - o retorno.

Saiu ontem nos principais sites de politica, segue link do folha online, que Fernando Collor de Melo (PTB-AL), foi eleito no senado para a Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado Federal. Entre outras atribuições o ex-presidente poderá ter acesso a grande parte dos orçamentos das obras do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento.

Collor teve como um de seus aliados e articuladores de sua campanha o senador Renan Calheiros(PMDB-AL). O novo membro da Comissão derrotou a petista Ieda Crusis (PT-SC), e possível futura candidata ao governo catarinense.

Novamente o Congresso brasileiro tem ressuscitado mais um politico que eu achava que já tivesse fora do cenário eleitoral brasileiro. Primeiro eis que ressurge o interminável José Sarney, depois fez-se o favor de trazer das cinzas ACM Neto, herdeiro politico do finado Antonio Carlos Magalhães, oligarca da Bahia.

Agora emerge do esquecimento, ou das sombras o ex-presidente cassado Fernando Collor de Mello. Apadrinhado pelo conterrâneo Renan Calheiros, que até tempos atras estava envolvido em escândalos. De bom nisso tudo, se é que se pode apontar algo que não seja ruim é o fato do naufrágio da candidatura petista, que segundo o noticia serviria para alavancar a candidatura da congressista do PT ao governo de Santa Catarina.

Estas sucessão de ressurgimentos está com cara de filme de terror, quando você acha que Jason morreu , ele emerge do lago e volta a atacar. Quem será o próximo a voltar?

Espero que ninguém.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O doce sabor da rapadura.

Assistindo a um canal de noticias na já finada noite de domingo. Deparei - me com uma revelação um tanto assustadora.

Em referendo realizado durante esse domingo o então presidente venezuelano Hugo Chávez obteve vitória. Com 54 % dos votos (link) derrubou a limitação constitucional para reeleições, não só para o expoente máximo da nação latino americana, como também para os governadores e demais cargos legislativos do país.

No mais a partir de hoje, Chávez pode preparar sua candidatura para um terceiro mandato seguido, e sucessivamente perpetuar - se no poder. Após 10 anos a frente da Venezuela, caminhando para 15, Chavéz parece ter apreciado o gosto do poder e assim seguir sua reforma socialista - segundo ele.

O que mais me assusta neste resultado não é o fato da percentagem de aprovação, tampouco o fato dele ter oferecido a vitória á Fidel Castro, último expoente da perpetuação do poder em uma única mão. Até ditatorial sem espaço para a oposição.

O que me faz temer é que os políticos tupiniquins tenham visto isto como um caminho a seguir. Principalmente dos que estão no poder e fazem de tudo para assim continuar. Um referendo como no país vizinho não seria uma alternativa, já um projeto de lei eu não duvido não.

Lá como cá, os políticos parecem apreciar o doce gosto da rapadura. Por isso tão difícil é fazer com que eles larguem o doce.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A volta da oligarquia

Deveria postar na sexta, porém a eleição do novo deputado para o cargo de corregedor da Câmara fez-me antecipar a postagem. Após o afastamento do recém-eleito Edmar Moreira, o mesmo do caso do suntuoso castelo em Minas Gerais.

Conforme matéria do site da folha(aqui), à atribuição de monitorar os desmandos dos parlamentares da Câmara, ficará a cargo de A.C.M. Neto. O que leva este signatário a rememorar o caso da fraude do painel do senado realizado pelo outrora vivo Antônio Carlos Magalhães, já sabido avô do novo corregedor.

Diz também a notícia que o adversário de A.C.M. Neto foi forçado a sair da disputa, sob pena de retaliações de seu partido. O PDT.

Desses dois atos não sei qual poderia classificar a pior, ameaçar um correlegionário para que este deixe de exercer um direito seu ou trazer a tona na cena política brasileira uma das oligarquias que parecia ter fenecido com o tempo.

É.., vamos esperar pra ver.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O dono do castelo.

Venho comentar um assunto que virou manchete nos principais veículos de comunicação esta semana. O caso do deputado Edmar Moreira, atual corregedor da câmara (por enquanto), e partidário do DEM - MG. Até onde tinha me informado pelo noticiário televisivo e virtual. Contra o congressista pesavam duas acusações.
1. Não declarar entre seus bens um castelo, no interior das Minas Gerais no valor de R$ 25 milhões.
2. Recolher o INSS de seus funcionários e não repassar aos cofres do governo. Prejuízo estimado em aproximadamente R$ 1 milhão.

Lendo sobre o assunto antes de postar fui surpreendido com mais algumas acusações. de não honrar um empréstimo de R$ 1,9 milhão ao um banco. e de ter mais de uma centena de protestos contra sua empresa por inadiplência. ( link)

O que me estranha nesse história toda, pelo menos o que foi apurar até agora, não é o fato do deputado tornar-se corregedor, vai apurar ações de decoro de parlamentares, isto é, ações igual a cometida por ele.

Além de ser um contra senso a permanência no cargo, o que mais me indigna é como uma pessoa com estes atributos estar entre os legisladores do nosso pais.

Cada vez menos dá pra creditar confiança aos representantes do povo, sim do povo, pois fomos nós que com nossos votos que os levamos ao cargo que ele agora detém.

Belo futuro, meu Brasil.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Adios Guantánamo

Dentre as noticias lidas nessa semana a que mais chamou a minha atenção foi o decreto do recém - eleito presidente americano. A atitude de Barack Obama de mandar fechar a prisão que continha cerca de 250 prisioneiros sem qualquer acusação. ( aqui o link).
Mundialmente conhecida pelos atos de tortura executados pelos soldados americanos dentro do cárcere contra os prisioneiros de origem islâmica. Apesar do longo prazo de um ano para a desativação da penitenciária já mostra um pouco de bom senso do governante.

Está foi a primeira das atitudes tomadas tão logo sua posse foi concretizada, pelo menos aos olhos do signatário deste blog as atitudes tomadas pelo novo presidente dos E.U.A, mostram que ele planeja caminhar em um rumo diferente do seu antecessor, o nada saudoso Bush.

Fica a torcida para que ele caminhe no rumo certo, que parece estar acontecendo apesar de ser cedo para tecer um julgamento. Mas fica uma boa impressão para o futuro. Os próximos atos dirão.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Brasil: Mostrar ou esconder a cara?

Lendo uma coluna no site da revista carta capital, mais precisamente do jornalista Celso Marcondes (íntegra aqui). Na coluna ele descorre a respeito do arquivamento do processo para apurar os atos de tortura conta o conhecido jornalista Vladimir Herzog. Ocorrido nos idos anos de ditadura comandados nos porões do DOI - CODI, por Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Com esse arquivamento fica cada vez mais claro que os crimes cometidos pelos militares nos submundos da sociedade,as escondidas ficarão impunes. Uma pena que a cada dia que passa e a cada decisão dos juízes as esperanças de um sociedade mais justa se perde, esvai - se através destas decisões que deixam muitas pessoas livres para caminhar pelas ruas.


Negar os atos cometidos durante os nefastos anos da ditadura, onde personalidades e pessoas que tinham ideais democráticos eram perseguidos e tinham sua liberdade cerceada a revelia. Negligenciar estes atos é esconder a cara deste pais.

Pelos menos neste caso, um ditado perde o efeito: O passado não condena.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mais uma dele

Só para variar um pouco, depois de um mês de ausência, ele, Gilmar Mendes,o grande ministro do supremo resolveu soltar mais alguns graúdos presos em outra operação Polícia Federal.

Desta vez entre os famosos ex - presos está o conhecido Marcos Valério,o mesmo da época do mensalão. segue link da matéria aqui, o argumento do juiz são "argumentos meramente especulativos".

Caramba, será que este expoente do judiciário tem alguma coisa contra a P.F. (Polícia Federal), ou será que ele vem sempre a tona com as suas canetadas quando pessoas influentes estão em maus lençóis ou são pegos pelas garras da justiça.

Bem, cada dia que passa perco a crença na justiça brasileira. Espero nem um dia depender ela.