Assistindo a um canal de noticias na já finada noite de domingo. Deparei - me com uma revelação um tanto assustadora.
Em referendo realizado durante esse domingo o então presidente venezuelano Hugo Chávez obteve vitória. Com 54 % dos votos (link) derrubou a limitação constitucional para reeleições, não só para o expoente máximo da nação latino americana, como também para os governadores e demais cargos legislativos do país.
No mais a partir de hoje, Chávez pode preparar sua candidatura para um terceiro mandato seguido, e sucessivamente perpetuar - se no poder. Após 10 anos a frente da Venezuela, caminhando para 15, Chavéz parece ter apreciado o gosto do poder e assim seguir sua reforma socialista - segundo ele.
O que mais me assusta neste resultado não é o fato da percentagem de aprovação, tampouco o fato dele ter oferecido a vitória á Fidel Castro, último expoente da perpetuação do poder em uma única mão. Até ditatorial sem espaço para a oposição.
O que me faz temer é que os políticos tupiniquins tenham visto isto como um caminho a seguir. Principalmente dos que estão no poder e fazem de tudo para assim continuar. Um referendo como no país vizinho não seria uma alternativa, já um projeto de lei eu não duvido não.
Lá como cá, os políticos parecem apreciar o doce gosto da rapadura. Por isso tão difícil é fazer com que eles larguem o doce.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
O doce sabor da rapadura.
Marcadores:
Chávez,
Hugo Chávez,
politica,
politicos,
referendo,
Venezuela,
venezuelano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O fato é que a decisão foi votada pelo povo. E se a maioria acha que esse é o caminho, que siga assim.
No entanto, parece que a população está ainda dividida sobre o tema, já que pouco mais da metade da população aprovou a decisão.
Independente disso, lá ou aqui, é certo que o povo deve opinar sempre. Nossa realidade prova que na maioria das vezes os representantes eleitos pela população assumem seus cargos para representar aos seus próprios interesses.
Gostei do seu blog! =)
Marina
Postar um comentário